quinta-feira, janeiro 16, 2003

Previsões para 2003

Esse ano, como todos os anteriores, não fiz nenhuma daquelas palhaçadas de comer uva ou usar calcinha amarela nova no reveillon. (Tudo bem, teve um ano que eu fiz ambos, mas mais de onda do que por crença.) Na verdade, esse ano eu estava sem saco de pensar em fazer qualquer coisa inútil dessas, nem de brincadeira. Primeiro porque eu não ia estar em Búzios com um bando de bêbados pulando sete ondas, nem em Copacabana com malucos mendigando pedidos decisivos ou fúteis a Iemanjá. Ia passar num lugar pacífico, sem muita festa, ambiente família. Acabei vendo fogos num clube, mas isso já é outra história.

Não sou dessas de acreditar em rituais de fé para “entrar o Ano Novo com o pé direito”. Qualquer pé dá no mesmo, isso é uma injustiça com os canhotos. Não acho que a virada seja momento mágico coisa nenhuma, até porque ninguém se toca que estamos no horário de verão. Neguinho de tudo quanto é religião usa roupa branca e não sabe nem de onde surgiu essa tradição. Comer lentilha, jogar três moedas...Superstição pra mim continua sendo um negão com superpoderes.

Mesmo assim, demos uma olhada nas previsões para 2003:

Lendo o jornal dias atrás (jornal também é cultura), aprendi que o ano será regido por Xangô e Iansã. A associação dessas duas divindades poderá trazer guerras, doenças, incêndios e enchentes. Oxalá nos ajude.

Recomendação do I Ching, o oráculo chinês: o momento é para refletir sobre o que está fora de lugar na vida e levar a situação do caos à ordem. Mas a previsão do I Ching só passa a valer a partir do dia 1o de fevereiro, quando os chineses comemoram o início do ano 4.700. Aprendi ainda que o hexagrama que surge para o novo ano é o de número 64, que traz o título: “Antes da conclusão”. O oráculo mostra a saída de uma situação de perigo e a entrada num momento de estabilidade. Serão os deuses da estrela vermelha?

Numerólogos afirmam que 2003 será o ano da “concretização dos sonhos e das esperanças do povo brasileiro”. Ah, tá. E vejam essa frase: “Para o Rio, a previsão é de que o ano comece com os assuntos pendentes sendo resolvidos por si mesmos. O sucesso vai depender de diplomacia, complacência e passividade”. Claro. Vide Rosinha, ICMS e Silveirinha.

A astrologia diz que a “energia de Vênus poderá trazer a força que falta para a concretização de projetos” e vai estimular os relacionamentos. “Com Saturno entrando em Câncer, pessoas despreparadas que ocupam o poder podem perder espaço”. Ainda bem que não ocupo poder nem na minha casa. “Urano entrará no signo de peixes, sugerindo mudança nos cuidados com a saúde. No primeiro semestre, a boa energia de Júpiter favorecerá os signos de terra, que são virgem, touro e capricórnio. No segundo, os beneficiados serão os do fogo: áries, leão e sagitário.” Quer dizer que eu, que sou gêmeos, tô ferrada em 2003? Minha primeira resolução de ano novo: não ler horóscopo nem de brincadeira.

Já segundo a astrologia chinesa, em 2003, ano do carneiro, o conselho é relaxar e fazer as pazes com os outros e consigo. Além disso, “guerras e conflitos internacionais geralmente terminam no ano do carneiro.” Então manda o Zhu Rongji contar essa pro Bushinho.

Diz ainda uma taróloga que “será preciso muita luta e pulso firme dos governantes” para o Estado do Rio, para o qual “uma mulher forte trará realizações”. Acho bom a Senhora Garotinho começar a malhar.

Em resumo: vamos ter guerras e tragédias, mas devemos levar a situação do caos à ordem; atingiremos a estabilidade (financeira? Monetária? Amorosa?), concretizaremos nossos sonhos (o povo brasileiro), devemos relaxar e fazer as pazes com todos e conosco, talvez os conflitos internacionais terminem, a Rosinha nos trará realizações...Pelamordedeus, cadê a mãe Dinah??? Queremos previsões do tipo "o bondinho vai cair com a Kelly Key e o KLB dentro"!


*** *** *** ***


Haja simpatia

Mas o must são mesmo as simpatias. Uma tal de Pudica, de um programa da Rádio Globo, tem um acervo de mais mil. Algumas mandam passar um galho de arruda e uns grãos de arroz cru pelo corpo, enquanto se mentaliza progresso e fartura. Outra, aquela das uvas, ainda diz pra guardar os caroços na carteira, além de distribuir dinheiro pra família à meia-noite.

As melhores:

EMPREGO: À meia-noite, pegue uma página de anúncios de empregos, dobre-a sete vezes e acenda sobre os anúncios uma vela branca. Deixe que ela queime até a metade. No início do novo ano, vá procurar emprego levando a metade da vela.

AMOR: À meia-noite, pegue uma rosa vermelha e ofereça a Santo Antônio, dizendo: “Meu Santo Antônio, um grande amor, em 2003, o senhor há de me arranjar”. Guarde a rosa até o grande amor aparecer. Se estiver na praia, ofereça a rosa à Iemanjá(sic).

CASAMENTO: Pegue uma rosa e um cravo, amarre-os com uma fita rosa e outra azul e dê um laço. À meia-noite, jogue o pequeno buquê pela janela, dizendo: “Em 2003, vou me casar com aquele que há de me amar”. Acenda uma vela a Santo Antônio toda terça-feira.

Após um ano em que escapulários viraram moda, estampas de santos e santinhos pendurados pra todos os lados enfeitaram patricinhas, hippies chic, patricinhas pop e outras denominações vestimento-comportamentais, nada mais coerente que começar 2003 como neodevota(o) de Santo Antônio...Mesmo que casamento ainda não esteja nos planos, pelo menos você vai ser cult.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui. Com educação, por favor.